segunda-feira, 22 de junho de 2009

O pequeno leitor


Meu filho teria hoje o primeiro teste de leitura na escola. Tremeu na base. Fez um drama e tanto. Chorou com receio da prova oral. Forjou uma dorzinha de cabeça para ficar em casa. Mas não colou. João Vítor tem 6 anos. Teme embaralhar as letras, confundir as palavras e dar vexame na frente dos amigos de sala. Comoveu pai e mãe. Não vale a pena insistir. Fica para amanhã. Ele tem a vida inteira para ler desarmado, sem pressão. Leitura é paixão.

Não é fácil pra ninguém. Meninas naturalmente lêem mais cedo. João Vítor já sabe ler, mas esboça uma preguiça amnésica todas as vezes que é posto à prova em casa. É mais tolerante aos desafios de jogos eletrônicos. As armadilhas do PSP – o venerado play station portátil – ele conhece de cor. Nesse quesito ele não desencoraja.

Leitura é hábito, noutras vezes puro deleite. Vício. O melhor exemplo de leitura para João Vítor está em casa. A manhã mal começa e os pais disputam páginas de jornal no sofá da sala, diariamente. O café sempre fica para depois das notícias do dia. Maria Clara, de 9 anos, é leitora voraz de tudo. Vive à sombra das maravilhas de Alice, a nossa secretária. Lê por prazer. E vai tomando o gostinho de contadora de histórias.

João Vítor e Maria Clara se aprendem. Ambos gostam do cheiro dos livros e das revistas, da tinta que dá forma e sabor às folhas soltas. Um dia vão crescer e olhar pra trás. Por enquanto vêem o presente e sabem muito do amor em família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário